1.0 OBJETIVO
Estabelecer a sistemática para fornecimento de serviços técnicos em diversos segmentos industriais.
2.0 ÁREAS DE APLICAÇÃO
Diretoria Técnica, Gerência Técnica, Service e Qualidade e Desenvolvimento
3.0 RESPONSABILIDADES
Primária – Diretor Técnico
Secundária – Gerente Técnico
4.0 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
MGQ – Manual de Gestão da Qualidade
Manual de Certificação do Distribuidor Autorizado – SKF
5.0 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Frequência Horário/período Tempo estimado para execução Prioridade
N.A N.A N.A Alta
6.0 SIGLAS
SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade
MGQ – Manual de Gestão da Qualidade
7.0 DEFINIÇÕES
Assistência Técnica de Produtos SKF – Análises feitas nos rolamentos do cliente pelo Técnico que apresentam defeitos;
Prestação de Serviços Específicos – Equipe certificada para realização dessa atividade;
Controle de Produção e Fornecimento de Serviço – Planejamento na execução dos serviços;
Solicitação de Assistência Técnica (RGA) – Formulário fornecido pela SKF para registro dos defeitos apresentados durante diagnóstico realizados por técnicos credenciados pela Primeira Linha em produtos;
RAT (Relatório de Análise Técnica) – Formulário onde o cliente preenche com informações do produto com defeito para análise do técnico.
8.0 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
8.1 RESPONSABILIDADE
O Gerente Técnico é responsável pela atividades e produção e fornecimento de serviços sob condições controladas e pela emissão de Propostas Comerciais.
A Primeira Linha mantém técnicos devidamente certificados pela SKF do Brasil, conforme rege o Programa de Certificação de Técnicos da Rede de Distribuição Autorizada SKF – CMP, que garante que os serviços são executados conforme os requisitos determinados para cada atividade.
8.2 ESCOPO DE SERVIÇOS ESPECIFICOS
Alinhamento de Eixos à Laser
Alinhamento de Polias à Laser e Tensionamento de Correias
Análise de Falhas em Rolamentos
Análise de Vibrações
Análise Dinâmica e Estrutural
Análise Estática de Motores Elétricos
Monitoramento On-Line
Auditoria e Otimização de Estoque
Balanceamento Dinâmico
Elaboração do Programa de Gestão de Lubrificação
Manutenção de Equipamentos Rotativos
Termografia
Assessoria de Montagem e Desmontagem de Rolamentos
Coleta de Óleo para análise laboratorial
Treinamentos Técnicos
Análises de garantia (RGA e RAT)
Os equipamentos utilizados são controlados e calibrados conforme procedimento pertinente vigente;
As solicitações de cotações/propostas técnicas/comerciais são recebidas através e-mails, telefone, contato verbal, visitas técnicas/comerciais, entre outros.
O responsável técnico visita a planta do cliente para verificar os requisitos e as necessidades como: Tipo de serviço, especificações da máquina, tempo de execução, mão de obra qualificada, as ferramentas e equipamentos necessários, condições de trabalho e outras informações necessárias.
A Proposta Técnica/Comercial de Serviços deve conter todos os requisitos do Cliente e da Primeira Linha. Na aprovação da proposta o responsável pelo planejamento deve:
a) Liberar os serviços a serem executados mediante análise crítica por ambas as partes e comprovada pelo cliente através de assinatura na proposta, por e-mail ou contrato;
b) O Técnico responsável deve executar as atividades, seguindo os procedimentos internos do clientes, munido de todos os equipamentos e ferramentas apropriadas, equipamentos de proteção individual e coletivo quando aplicável e com o Relatório de Serviços Técnicos (anexo 3) necessários na execução do serviço;
c) Após o término, será encaminhado a Nota Fiscal de serviços e os relatórios técnicos pertinentes, o cliente deverá assinar os mesmos para comprovar a entrega do serviço executado.
8.3 ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE PRODUTOS SKF
A assistência técnica é realizada quando há uma solicitação do cliente que relata as falhas de fabricação ou de desempenho dos produtos SKF;
O Técnico realizará visita ao cliente onde executará as seguintes etapas:
a) Coletar informações passadas pelo cliente;
b) Realizar uma pré-análise visual do produto;
c) Recolher o produto e solicitar ao cliente a Nota Fiscal de remessa para análise em garantia, nesse caso, quando a pré-análise do Técnico não atender o requisito pelo cliente conforme Relatório de Análise Técnica – RAT (anexo 1);
d) Com o produto em mãos, o cliente deve preencher o Relatório de Análise de Garantia vigente, disponibilizado pela SKF, descrevendo o problema apresentado na pré-análise em conjunto com o Técnico da Primeira Linha;
e) O Técnico solicitará a emissão da Nota Fiscal de Análise de Garantia e anexa todos os documentos pertinentes conforme procedimento vigente, remetendo tudo ao departamento responsável da SKF.
f) Conforme o resultado da análise do fabricante, se não proceder à reclamação, retornar laudo a Primeira Linha acompanhado ou não de mercadoria conforme escolha do cliente;
g) Se a reclamação do cliente proceder, enviar Nota Fiscal de retorno de análise da SKF, juntamente com a análise detalhada do fabricante (SKF) ao comprador responsável, para solicitação do crédito ou reposição do produto no estoque da Primeira Linha e providenciar a reposição do produto ao cliente.
8.4 CONTROLE DE PRODUÇÃO E FORNECIMENTO DE SERVIÇOS
O departamento da Qualidade, realiza anualmente uma pesquisa de satisfação de clientes onde os resultados são compilados e analisados pelos responsáveis diretos e pela Diretoria, para a melhoria dos resultados dos profissionais e dos serviços prestados.
9.0 ANEXOS