Treinamentos Técnicos para Clientes

1.0 OBJETIVO
Estabelecer a sistemática para fornecimento de serviços técnicos em diversos segmentos industriais.

2.0 ÁREAS DE APLICAÇÃO
Diretoria Técnica, Gerência Técnica, Service e Qualidade e Desenvolvimento

3.0 RESPONSABILIDADES
Primária – Diretor Técnico
Secundária – Gerente Técnico

4.0 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
MGQ – Manual de Gestão da Qualidade
Manual de Certificação do Distribuidor Autorizado – SKF

5.0 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Frequência Horário/período Tempo estimado para execução Prioridade
N.A N.A N.A Alta

6.0 SIGLAS
SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade
MGQ – Manual de Gestão da Qualidade

7.0 DEFINIÇÕES
Assistência Técnica de Produtos SKF – Análises feitas nos rolamentos do cliente pelo Técnico que apresentam defeitos;
Prestação de Serviços Específicos – Equipe certificada para realização dessa atividade;
Controle de Produção e Fornecimento de Serviço – Planejamento na execução dos serviços;
Solicitação de Assistência Técnica (RGA) – Formulário fornecido pela SKF para registro dos defeitos apresentados durante diagnóstico realizados por técnicos credenciados pela Primeira Linha em produtos;
RAT (Relatório de Análise Técnica) – Formulário onde o cliente preenche com informações do produto com defeito para análise do técnico.

8.0 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
8.1 RESPONSABILIDADE
O Gerente Técnico é responsável pela atividades e produção e fornecimento de serviços sob condições controladas e pela emissão de Propostas Comerciais.

A Primeira Linha mantém técnicos devidamente certificados pela SKF do Brasil, conforme rege o Programa de Certificação de Técnicos da Rede de Distribuição Autorizada SKF – CMP, que garante que os serviços são executados conforme os requisitos determinados para cada atividade.

8.2 ESCOPO DE SERVIÇOS ESPECIFICOS
 Alinhamento de Eixos à Laser
 Alinhamento de Polias à Laser e Tensionamento de Correias
 Análise de Falhas em Rolamentos
 Análise de Vibrações
 Análise Dinâmica e Estrutural
 Análise Estática de Motores Elétricos
 Monitoramento On-Line
 Auditoria e Otimização de Estoque
 Balanceamento Dinâmico
 Elaboração do Programa de Gestão de Lubrificação
 Manutenção de Equipamentos Rotativos
 Termografia
 Assessoria de Montagem e Desmontagem de Rolamentos
 Coleta de Óleo para análise laboratorial
 Treinamentos Técnicos
 Análises de garantia (RGA e RAT)

Os equipamentos utilizados são controlados e calibrados conforme procedimento pertinente vigente;

As solicitações de cotações/propostas técnicas/comerciais são recebidas através e-mails, telefone, contato verbal, visitas técnicas/comerciais, entre outros.

O responsável técnico visita a planta do cliente para verificar os requisitos e as necessidades como: Tipo de serviço, especificações da máquina, tempo de execução, mão de obra qualificada, as ferramentas e equipamentos necessários, condições de trabalho e outras informações necessárias.

A Proposta Técnica/Comercial de Serviços deve conter todos os requisitos do Cliente e da Primeira Linha. Na aprovação da proposta o responsável pelo planejamento deve:

a) Liberar os serviços a serem executados mediante análise crítica por ambas as partes e comprovada pelo cliente através de assinatura na proposta, por e-mail ou contrato;
b) O Técnico responsável deve executar as atividades, seguindo os procedimentos internos do clientes, munido de todos os equipamentos e ferramentas apropriadas, equipamentos de proteção individual e coletivo quando aplicável e com o Relatório de Serviços Técnicos (anexo 3) necessários na execução do serviço;
c) Após o término, será encaminhado a Nota Fiscal de serviços e os relatórios técnicos pertinentes, o cliente deverá assinar os mesmos para comprovar a entrega do serviço executado.

8.3 ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE PRODUTOS SKF
A assistência técnica é realizada quando há uma solicitação do cliente que relata as falhas de fabricação ou de desempenho dos produtos SKF;

O Técnico realizará visita ao cliente onde executará as seguintes etapas:
a) Coletar informações passadas pelo cliente;
b) Realizar uma pré-análise visual do produto;
c) Recolher o produto e solicitar ao cliente a Nota Fiscal de remessa para análise em garantia, nesse caso, quando a pré-análise do Técnico não atender o requisito pelo cliente conforme Relatório de Análise Técnica – RAT (anexo 1);
d) Com o produto em mãos, o cliente deve preencher o Relatório de Análise de Garantia vigente, disponibilizado pela SKF, descrevendo o problema apresentado na pré-análise em conjunto com o Técnico da Primeira Linha;
e) O Técnico solicitará a emissão da Nota Fiscal de Análise de Garantia e anexa todos os documentos pertinentes conforme procedimento vigente, remetendo tudo ao departamento responsável da SKF.
f) Conforme o resultado da análise do fabricante, se não proceder à reclamação, retornar laudo a Primeira Linha acompanhado ou não de mercadoria conforme escolha do cliente;
g) Se a reclamação do cliente proceder, enviar Nota Fiscal de retorno de análise da SKF, juntamente com a análise detalhada do fabricante (SKF) ao comprador responsável, para solicitação do crédito ou reposição do produto no estoque da Primeira Linha e providenciar a reposição do produto ao cliente.

8.4 CONTROLE DE PRODUÇÃO E FORNECIMENTO DE SERVIÇOS
O departamento da Qualidade, realiza anualmente uma pesquisa de satisfação de clientes onde os resultados são compilados e analisados pelos responsáveis diretos e pela Diretoria, para a melhoria dos resultados dos profissionais e dos serviços prestados.

9.0 ANEXOS

TERMOHM-02-201206012909
TERMOHM-02-201206012909
94 KiB
5 🡇
Detalhes
CMXA75-1102033
CMXA75-1102033
33 KiB
6 🡇
Detalhes
Protocolo-de-Entrega-e-Substituicao-de-Doc-e-Registros
Protocolo-de-Entrega-e-Substituicao-de-Doc-e-Registros
0.1 MiB
9 🡇
Detalhes
TERMOHT-210-05100700074907
TERMOHT-210-05100700074907
40 KiB
7 🡇
Detalhes