Supervisor(a) de Crédito e Cobrança

CARGO
Supervisor(a) de Crédito e Cobrança
CÓD. INDENTIF. DEPARTAMENTO ÁREA SUPERIOR IMEDIATO
SPVCC Crédito e Cobrança Financeiro Gerente Financeiro
RESPONSABILIDADE DO CARGO
Atender de forma cordial e simpática os clientes, realizando suas atividades com eficiência para obtenção de resultados positivos. Responsável por determinar limite de crédito para novos clientes, aprovar alterações, bloquear crédito de inadimplentes, supervisionar cobranças e analisar documentos a serem enviados para cartório, cobrança extra judicial e judicial. Executar os processos com diplomacia e ética respeitando o código de defesa do consumidor.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
1.          Supervisionar atividades de crédito e cobrança

2.          Conferir extrato bancário para identificar recebimentos por depósito direto

3.          Supervisionar a carteira de clientes juntamente com a equipe

4.          Fazer o levantamento de inadimplência e planejamento das ações de cobrança

5.          Emitir relatórios e efetuar a cobrança e envio de títulos não liquidados para cartório, cobrança extrajudicial e judicial

6.          Estabelecer critérios de aprovação para aumento de limite de crédito conforme políticas da empresa

7.          Realizar a gestão de risco de crédito, mobilizar e treinar sua equipe para o melhor atendimento ao cliente

8.          Diagnosticar e propor alternativas que melhorem resultados

9.          Sugerir ações de melhoria para os critérios de análise de crédito

10.        Treinar novos colaboradores

11.        Realizar a avaliação de desempenho mensal de desempenho da equipe

12.        Feedback para colaboradores sobre o desempenho

13.        Realizar reuniões motivacionais

14.        Receber pagamento de títulos

15.        Registrar baixa de cartões de crédito

16.        Emitir Carta de Correção

17.        Preparar e enviar documentos diversos para contabilidade

18.        Realizar todos os processos que envolvam cancelamento e devolução de notas fiscais de produtos

19.        Liberar ou bloquear crédito de clientes

20.        Autorizar pagamentos de títulos em atraso

21.        Eliminar desperdícios e não-conformidades detectadas em suas atividades

22.        E outras atividades pertinentes a função

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA O CARGO
Escolaridade Ensino Médio Completo
Experiência Dois anos na função de Auxiliar de Cobrança na empresa ou Dois anos na função de Supervisora de Crédito e Cobrança em outras empresas
Treinamentos/cursos Atendimento ao Cliente, Administração de Crédito e Cobrança, Liderança
Outros Ter conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor e prática em negociações. Pacote Office, com ênfase em Word e Excel
COMPETÊNCIAS PESSOAIS PARA A FUNÇÃO
  • Agilidade
  • Organização
  • Comunicação
  • Transparência
  • Precisão nas Informações
  • Trabalho em equipe
  • Ética e profissionalismo
  • Pro-atividade
  • Bom relacionamento interpessoal
ELABORADO POR Recursos Humanos Qualidade e Desenvolvimento
ANALISADO E APROVADO POR Diretoria Técnica Diretoria Comercial