Auxiliar de Crédito e Cobrança

CARGO
Auxiliar de Crédito e Cobrança
CÓD. INDENTIF. DEPARTAMENTO ÁREA SUPERIOR IMEDIATO
AUXCEC Crédito e Cobrança Financeiro Supervisora de Crédito e Cobrança
RESPONSABILIDADE DO CARGO
Atender os clientes de forma cordial e simpática, realizando suas atividades com eficiência para obtenção de resultados positivos. Executar os processos de cadastro e cobranças de clientes, obedecendo às normas estabelecidas pela empresa e pela legislação vigente.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
1.    Analisar documentos e informações fornecidas pelo cliente;

2.    Obter referências comerciais e bancárias de novos clientes de forma segura;

3.    Realizar consultas nos órgãos de proteção ao crédito;

4.    Efetuar o cadastro de novos clientes e atualização periódica dos já existentes;

5.    Definir limite de crédito de novos clientes conforme autorizado pela supervisão de crédito e cobrança;

6.    Fornecer referências comerciais em caráter confidencial;

7.    Auxiliar nos processos de cobrança e baixa bancária;

8.    Auxiliar nos recebimentos de pagamento de títulos de clientes;

9.    Liberar ou bloquear cliente;

10.   Fazer integração entre clientes e consultores de vendas;

11.   Realizar o recebimento de quitação de boletos;

12.   Emitir relatórios de títulos;

13.   Efetuar a cobrança títulos não liquidados;

14.   Envio de títulos em atraso para cartório, cobrança extrajudicial e judicial;

15.   Conferir extrato bancário para identificar recebimentos por depósito direto em conta corrente;

16.   Registrar baixa de cartões de crédito;

17.   Emitir Carta de Correção;

18.   Preparar e enviar documentos diversos para contabilidade;

19.   Baixa de devoluções de notas fiscais e realização de todos os processos pertinentes;

20.   Autorizar pagamentos de títulos em atraso;

21.   Eliminar desperdícios e não-conformidades detectadas em suas atividades;

22.   E outras atividades pertinentes a função.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA O CARGO
Escolaridade Ensino Médio Completo
Experiência Na área de crédito e cobrança
Treinamentos/cursos Voltados para atendimento ao cliente e crédito e cobrança
Outros Ter conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor, prática em negociações e Pacote Office com ênfase em Word e Excel
COMPETÊNCIAS PESSOAIS PARA A FUNÇÃO
  • Visão crítica
  • Agilidade
  • Organização
  • Comunicação
  • Negociação
  • Transparência
  • Precisão nas Informações
  • Trabalho em equipe
  • Ética e profissionalismo
  • Pro-atividade
  • Bom relacionamento interpessoal

 

ELABORADO POR Recursos Humanos Qualidade
ANALISADO E APROVADO POR Diretoria Técnica Diretoria Comercial